HOME JUNTO COM VOCÊ NOTÍCIAS FOTOS VÍDEOS CONTATO


NOTÍCIAS
O Adeus a Bispo emérito da Diocesana Itabira/ Coronel Fabriciano Dom Leris Lara, 90 anos. 09/12/2016 às 05:52:05

Morre aos 90 anos o Bispo emérito da Diocesana Coronel Fabriciano-Itabira, Dom Leris Lara. Após boatos sobre o seu estado de saúde, até mesmo afirmações equivocadas do  seu falecimento , à UNIMED  VALE DO AÇO, confirmou seu falecimento na noite desta quinta feira, 08 de Dezembro de 2016, por volta das 22h15. O Bispo deu entrada no hospital Metropolitano de Coronel Fabriciano no último dia 29 de novembro de 2016, para realizar o tratamento de Pneumonia, porém infelizmente muito debilitado veio a óbito .  

BIOGRAFIA

Nasceu em Divinópolis - MG, dia 19 de dezembro de 1925 e filho de uma família de 13 irmãos. Sempre dedicado a bons livros, à boa música e a projetos educacionais. Filho de Joaquim Martins Lara e Dona Maria José Lara, aos seis anos já sabia que queria seguir o sacerdócio. Durante a infância, sempre fazia questão de ajudar os padres franciscanos na preparação das missas. Dom Lelis , não deixa de exercitar piano e órgão, instrumentos que aprendeu a tocar à época de seminarista.

SACERDÓCIO

Quando já freqüentava o seminário menor, espaço reservado às crianças candidatas ao sacerdócio, dizia: “Quero ser padre” e aos 12 anos se ingressou no seminário maior. Ao término dos estudos, é ordenado padre, em Juiz de Fora, em 02 de fevereiro de 1951. Em 1954, viaja para Roma para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana e Angelicum, onde concluiu estudos de Nível Superior em Direito Canônico, Espiritualidade e Música, doutorando-se em Direito Canônico. Na literatura, prefere autores brasileiros, entre eles, Carlos Drummond de Andrade e a conterrânea Adélia Prado. Da literatura estrangeira, tem como livro de cabeceira “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint-Exupéry. É exímio defensor da língua pátria. Dentre os idiomas que aprendeu (latim, francês, italiano, alemão, holandês e latim), o bispo apenas se recusa a falar o inglês. “Não gosto quando vejo a língua portuguesa cheia de expressões inglesas. Luto para acabar com isso. Em lugar de folder, por que não usarmos folhetim? Em vez de ligth, por que não se fala leve? Enquanto isto ocorre, os outros vão dominando o povo através da língua”.

DIOCESE DE ITABIRA-CORONEL FABRICIANO

No dia 14 de janeiro de 1971 tomava posse como pároco de Coronel Fabriciano o Padre Lélis Lara. A Diocese se encontrava vacante sed, pois tinha acontecido a renuncia do primeiro bispo, Dom Marcos, e ainda não se dera a posse do segundo, Dom Mário – este tomou posse em 18 de junho de 1971. A presença de Dom Lélis Lara na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano está intimamente ligada à presença dos Missionários Redentoristas, que estão há mais de 50 anos em Coronel Fabriciano. 

RÁDIO EDUCADORA E TRABALHOS COMUNITÁRIOS

Havia muita coisa por fazer, Padre Lara cuidou da Rádio Educadora, mantida pelos Missionários Redentoristas desde 1968, como veículo de evangelização e de desenvolvimento comunitário. Sintonizou-se com os clubes de serviço e outros movimentos, como grupo de escoteiros, dinamizando assim forças vivas da comunidade. Criou fundações voltadas para as necessidades comunitárias de evangelização e de educação. Uma de suas mais marcantes iniciativas foi ter retirado uns menores da cadeia e ter iniciado com eles a Cidade do Menor.

BISPO DA DIOCESE

Em dezembro de 1976 o Padre Lélis Lara é nomeado Bispo Auxiliar de Itabira. Em 2 de fevereiro de 1977 Dom Lara é ordenado Bispo. Esse dia, 2 de fevereiro, é muito especial para ele pois é também o dia de sua Profissão Religiosa como Redentorista e de sua ordenação sacerdotal. Doutor em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana em Roma, Dom Lara trabalha em comissões especiais da CNBB. Como bispo auxiliar, residente no Vale do Aço e presidente da SEUT (Sociedade Educacional União e Técnica), ele concretizou a presença da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano à frente das gestões que evitaram o fechamento da universidade em Coronel Fabriciano e criou o ICMG – Instituto Católico de Minas Gerais. No dia 10 de maio de 2000 a Comissão Especial do Ministério da Educação aprovou a transformação do ICMG em Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG, coroando um amplo trabalho que começou em 1967 com o Padre José de Man e que foi abraçado por Dom Lara e por outras pessoas que, a seu exemplo, estão compromissadas com a educação de qualidade e o desenvolvimento do Vale do Aço.

Em dezembro de 1995 é nomeado Bispo-coadjuntor de Dom Mário, com direito à sucessão e toma posse como Bispo Diocesano em maio de 1996. A festa do dia da Diocese de 23 de junho de 1996 foi marcada pelo momento quando Dom Mário passou o báculo, o cajado de pastor, a Dom Lara. O seu lema, “cáritas omnia credit”... “o amor tudo crê”- retirado do hino ao amor da Primeira Carta aos Coríntios, está esculpido em seu báculo, recebido em sua ordenação episcopal e descreve o seu jeito de ser e de trabalhar.

RENÚNCIA

Dom Lélis Lara foi sucedido por Dom Odilon Guimarães Moreira em 30 de março de 2003, após ter sua renúncia aceita por João Paulo II a 22 de janeiro do mesmo ano.

Posteriormente, na condição de bispo-emérito, atuou como assessor jurídico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vice-presidente da União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC) e continuou a se dedicar a atividades pastorais e celebrações na diocese, à manutenção de projetos e à carreira musical.

 

Weverton VETÃO






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
#Luto _Itabira perde seu filho ilustre.
21/10/2018 às 09:55:18

ARRASTÃO_ Ousadia de bandidos que levam dezenas de produtos de uma loja no bairro Praia.
23/09/2018 às 09:02:42

Tragédia_ Itabirana morre em capotamento de ônibus coletivo em Congonhas.
12/09/2018 às 06:14:10

Morre o cantor de funk Mr Catra
09/09/2018 às 18:13:31

POLÊMICA_ Alunos da EEMZA em Itabira realizam protesto contra homofobia.
31/08/2018 às 19:55:09

Bandidos utilizam foto de vereador de Itabira para aplicar golpes com perfil falso.
15/08/2018 às 08:08:15

MOMENTOS DE TERROR_ Jovem estudante tem sua moto tomada de assalto no Bairro Jardim dos Ipês em Itabira.
14/08/2018 às 08:49:42

E-mail: contato@juntocomvc.com
Fale Conosco

© Junto Com Você 2018. Todos os direitos reservados. Webmail